PLANO DE ENSINO EMERGENCIAL
1. IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: Sociologia II
Ano letivo de vigência: 2020
Ano/Série/Módulo/Semestre da oferta no curso: Módulo
Curso: Técnico Integrado em Meio Ambiente
Campus: União da Vitória
Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde
Modalidade: Atividades não presenciais (conf. RDE)
Turno: Matutino
Carga Horária Total (320 h/a e 272h/r):
Carga horária desenvolvida até 16/03/2020: 5 h/a
Carga horária desenvolvida com as APNP: 0 h/a
Carga horária para o RDE: 4 h/a
Forma de oferta: Anual
Adaptação Curricular: Organização do ano em blocos de componentes curriculares.
Regime de Matrícula: matrícula por componente curricular (conforme Resolução CONSUP/IFPR nº 29/2020 que estabelece o Regime Didático Emergencial para o ano letivo de 2020)
Docente Responsável: Cybelle Martins de Lara Cardozo
Titulação completa de nível superior:
Coordenadora do Curso: Patrícia Baliski
2. OBJETIVOS
Objetivos gerais:
- Discutir o método sociológico a partir de recortes teóricos de temas ligados a estratificação social e a sociologia do meio ambiente.
Objetivos específicos:
– Compreender o método sociológico e os
princípios que tornam uma abordagem sociológica
diferente do senso comum.
– Interpretar o fenômeno de estratificação social na sociedade feudal, de
castas e na sociedade
capitalista.
– Aprender a desnaturalizar e estranhar modos de vida, valores e condutas
sociais.
– Reconhecer a realidade social como conflituosa e contraditória.
– Relacionar questões cotidianas com fatos mais amplos do mundo contemporâneo.
– Correlacionar as questões individuais com as problemáticas sociais.
2. EMENTA
Trabalho na sociedade moderna capitalista. A questão do trabalho no Brasil¹. Democracia no Brasil². Movimentos sociais (movimento negro, movimento feminista, pela terra e ambientais) ³.
¹ Integração com o componente curricular história: A escravidão e seus impactos na cultura do trabalho no país.
² Integração com os componentes curriculares Filosofia – A Declaração Universal dos Direitos
Humanos e a Constituição Cidadã – e História – Processo de redemocratização com o consequente restabelecimento da democracia, com todos os seus dilemas e desafios.
³ Integração com o componente curricular Biologia – Sexualidade e reprodução.
4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
1ª) Reorganizar a distribuição dos conteúdos listando:
- Conteúdos desenvolvidos presencialmente, antes da suspensão do calendário;
- O que é trabalho?
- Relações sociais e trabalho
- Trabalho escravo
- Trabalho livre
- Capitalismo e conglomerados
-Conteúdos desenvolvidos por meio de APNP; não foram desenvolvidas APNPS
-Conteúdos previstos para serem trabalhados por meio do RDE :
- Trabalho na sociedade moderna
capitalista
- A questão do trabalho no Brasil
- Democracia no Brasil. Movimentos sociais
contemporâneos.
Sendo assim distribuídos:
1º Trimestre
Unidade I:Trabalho na sociedade moderna capitalista
1.1 O trabalho – Música de Trabalho
1.2 O trabalho – Fabricação de ferramentas / Idades pré-históricas / Idades dos metais
1.3
Sociedade afluente e Divisão social
do trabalho
1.4 Trabalho compulsório – Escravidão e servidão
1.5 Trabalho livre ou assalariado – a “mercadoria”
1.6 Atividades
1.7
Revolução Industrial e América
Latina
1.8 Consequências da Revolução Industrial no campo, cidades e economia
1.9 Desigualdades sociais.
1.10 Movimento Operário
1.11Tecnologia, Indústria e modernização
1.12Comunicação e capitalismo
1.13 Capitalismo industrial, guerras e dependência
1.14 Atividades
2º Trimestre
Unidade II: A questão do trabalho no Brasil
1.15 Economia colonial à economia exportadora capitalista
1.16 Industrialização retardatária
1.17 Evolução recente do capitalismo brasileiro e trabalho - Atividades
1.18 Neoliberalismo e trabalho
1.19 Trabalho e Covid-19
2.20 Atividades
2.21 Retorno
3º Trimestre
Unidade III: Democracia no Brasil. Movimentos sociais contemporâneos.
2.22 Iluminismo
2.23 Igualdade, liberdade e desenvolvimento capitalista
2.24 Fundamentos históricos dos direitos humanos
2.25 Movimentos sociais e seus desdobramentos
2.26 Escola de Chicago e o estudo da mudança social - Atividades
2.27 América Latina e movimentos sociais
2.28 Movimentos sociais contemporâneos
2.29 Globalização e movimentos sociais
2.30 Movimento ambientalista
2.31 Teresa Urban -Aventuras e desventuras do movimento ambientalista no Brasil
2.32 Covid-19 e meio ambiente
2.33 Covid-19 e meio ambiente
2.34 Atividades
2.35 Retorno dos trimestres
5. METODOLOGIA DE ENSINO
O ano letivo será conduzido por leituras e discussão de textos os quais
serão articulados com a
experiência de vida dos educandos. Os temas do conteúdo programático serão
problematizados a partir de músicas, filmes e poesias.
As atividades não presenciais de Sociologia serão organizadas de forma síncrona e assíncrona. Nas atividades síncronas serão marcados encontros através do Google Meet, com horários agendados, para exposição de conteúdos e debates entre os estudantes. A proposta é que os alunos e alunas leiam materiais previamente disponibilizados para melhor compreensão das aulas realizadas nestes encontros. Os princípios que irão reger tais atividades serão: o diálogo, a pesquisa e o vínculo com a escola. Para os estudantes que não conseguirem acompanhar as aulas
Para além das atividades síncronas, serão realizadas também atividades assíncronas. Nesta fase da disciplina serão disponibilizados materiais off-line junto a orientações de estudos para que os alunos consigam acompanhar o plano proposto.
6. RECURSOS DIDÁTICOS E TECNOLÓGICOS
Os ambientes e recursos eventualmente utilizados serão:
- Plataforma moodle para disponibilização de materiais pertinentes aos temas da disciplina.
- E-mail como ferramenta para solucionar possíveis dúvidas.
- Google Meet para a realização dos encontros síncronos.
- Google forms para investigações e pesquisas.
- Indicação de videos na plataforma You Tube.
7. PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO
Durante o ano serão utilizadas várias
formas de avaliação. Poderão ser feitos trabalhos individuais
ou em grupos. Análises de filmes e músicas, bem como produção de textos a
partir de questões
levantadas pela professora. Importante também ressaltar que no IFPR seguimos a
avaliação por conceitos, (A, B, C, D), que serão lançados de acordo com o cumprimento
de critérios estabelecidos para melhor verificar a aprendizagem na disciplina.
Os alunos serão avaliados mediante apresentação de dois trabalhos a serem
definidos pela
professora. Em nossa disciplina não realizamos provas por decisão metodológica
da docente.
Os critérios serão divulgados anteriormente a entrega dos trabalhos e os alunos
poderão tirar suas dúvidas em horário contrário ao das aulas, mais conhecido
como “atendimento ao aluno”.
Caso o mínimo conceito C não seja alcançado, os alunos terão o direito de
realizar a recuperação dos conteúdos não alcançados.
De acordo com as concepções contidas na Resolução CONSUP/IFPR nº 50/2017, serão utilizados dois instrumentos por trimestre como forma de produzir resultados parciais e finais. Para que todos os alunos possam realizar as avaliações, serão utilizados trabalhos escritos ou produções audiovisuais. As diferentes questões serão avaliadas uma a uma pela professora no que diz respeito a entrega e prazos de trabalhos levando em conta nossa situação excepcional de pandemia.
8. RECUPERAÇÃO DE ESTUDOS
A recuperação de estudos, de forma contínua e paralela, deverá ser garantida a todos os estudantes, independentemente do grau de apropriação dos conteúdos, nos termos do Art. 13 da Resolução IFPR nº 50 de 14 de julho de 2017, por meio de atendimentos síncronos ou demais atividades propostas pela docente.
Os horários de atendimento/recuperação, bem como a chave de inscrição - Moodle IFPR serão disponibilizados aos estudantes. em uma planilha. Ressalta-se que o processo pode ser síncrono e/ou assíncrono.
Conforme a Resolução CONSUP/IFPR nº
500/2019, o processo de recuperação se dará como
parte do processo ensino-aprendizagem e compreende:
§ 1º A Recuperação Contínua, que se constitui como um conjunto de ações
desenvolvidas no
decorrer das aulas, para a retomada de conteúdos que ainda não foram
apropriados e/ou construídos pelos estudantes;
§ 2º A Recuperação Paralela, que se constitui como parte integrante do processo
de ensino
aprendizagem em busca da superação de dificuldades encontradas pelo estudante e
deve envolver a recuperação de conteúdos e conceitos a ser realizada por meio
de aulas e instrumentos definidos
pelo docente em horário diverso das disciplinas/ unidades curriculares/
componentes curriculares/
áreas cursadas pelo estudante, podendo ser presencial e/ou não presencial.
Serão ofertados estudos de recuperação paralela a todos os estudantes,
principalmente aos que apresentarem baixo rendimento, tão logo sejam
identificadas as dificuldades no processo ensino-aprendizagem.
1. A organização dos horários são de competência da docente em conjunto com a
equipe pedagógica e gestora do campus, respeitadas as normativas
institucionais.
2. É responsabilidade da professora comunicar a oferta da recuperação paralela
ao estudante, bem como, é responsabilidade do estudante participar das
atividades propostas.
3. Recuperação paralela implica em novos registros acadêmicos e, quando
constatada a apropriação dos conteúdos estudados, ocorrerá a mudança do
resultado.
9. CONTEÚDOS OBRIGATÓRIOS
A Lei 10.639/2003 e a Lei 11.645/2008
determinam que os conteúdos
referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas
brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em
especial nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras.
A Resolução CNE/CEB no 02/2012 que define as Diretrizes Curriculares
Nacionais para o Ensino Médio estabelece em seu Art. 10 que:
Em decorrência de legislação específica, são obrigatórios:
[...] II - Com tratamento transversal e
integradamente, permeando todo o
currículo, no âmbito dos demais componentes curriculares:
Educação alimentar e nutricional (Lei no 11.947/2009, que dispõe sobre o
atendimento da alimentação escolar e do Programa Dinheiro Direto na
Escola aos alunos da Educação Básica);
Processo de envelhecimento, respeito e valorização do idoso, de forma a
eliminar o preconceito e a
produzir conhecimentos sobre a matéria (Lei no 10.741/2003, que dispõe sobre o
Estatuto do
Idoso);
Educação Ambiental (Lei no 9.795/99, que dispõe sobre a Política Nacional de
Educação
Ambiental);
Educação para o Trânsito (Lei no 9.503/97, que institui o Código de Trânsito
Brasileiro);
Educação em Direitos Humanos (Decreto no 7.037/2009, que institui o Programa
Nacional de
Direitos Humanos – PNDH 3).
10. BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
BAUMAN, ZYGMUNT. Vida para consumo. Rio de Janeiro. Zahar, 2008.
MARX, KARL. Manifesto do partido comunista 1848. Porto Alegre: L&PM, 2001.
MCCORMICK, J. Rumo ao paraíso: a história do movimento ambientalista. Rio de
Janeiro:
Relume Dumará, 1992.
RIBEIRO, DARCY. O Povo Brasileiro: A formação e o sentido de Brasil. 2. ed. São
Paulo:
Companhia das Letras, 1995.
WEBER, MAX. Ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: COMPANHIA
DAS
LETRAS, 2004.
11. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
ALMEIDA, Felipe Quintão de. Bauman e a educação / Felipe Quintão de Almeida, Ivan Marcelo Gomes, Valter Bracht – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
Link:
JOURDAN Anne. A teoria de Pierre Bourdieu e seus usos sociológicos / Anne
Jourdan, Sidonie Naulin; sob a direção de François Singly; tradução de
Francisco Moras – Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.
Link:
GUIMARÃES, Thelma de Carvalho. Comunicação e Linguagem / Thelma de Carvalho Guimarães – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.
Link:
BREUNIG, Alex Erno. Sociologia do crime e da violência
(livro eletrônico) / Alex Erno Breunig, Valmir de Souza. Curitiba:
Intersaberes, 2018.
A cidadania negada: políticas públicas e formas de viver / (organização) maria Helena Souza Patto – São Paulo: Casa do psicólogo, 2010.
- Teacher: Cybelle Martins de Lara Cardozo