Criar e Configurar uma Atividade de Aprendizagem

1 – Para que uma atividade de aprendizagem apareça para os estudantes, na página do componente curricular, e conste no relatório das avaliações, o professor precisa habilitar algumas configurações no momento da criação ou liberação da atividade. Para criar ou editar uma atividade dentro de uma sala de aula virtual, clique no botão Ativar edição, que fica no lado direito da página.

2 - Se você quiser adicionar uma atividade ou recurso, caso não esteja aparecendo a opção, clique na seta ao lado do título do tópico e depois clique em Adicionar uma atividade ou recurso.



3 – Abrirá uma tela para que você possa escolher a atividade avaliativa que deseja adicionar. Após escolher, clique em Adicionar.

4 – Caso você já adicionou a atividade, clique em Editar e, na sequência, em Editar configurações.


5 – Para que a atividade seja disponibilizada aos estudantes e conste no relatório das avaliações, você deve habilitar a data e o horário de abertura e de encerramento da atividade na configuração referente à Disponibilidade ou à Duração, se a atividade for um questionário.


6 – Em Configurações comuns de módulos, você também precisa selecionar a opção de disponibilidade “Mostrar na página do curso”.


7 – Neste tutorial, foram abordadas as configurações de disponibilidade das atividades. Ressalta-se que, para cada atividade, existem mais configurações a serem escolhidas. Cabe ao professor explorá-las e testá-las. No final, é preciso lembrar de salvar as edições realizadas. Para tanto, clique em Salvar e voltar ao componente ou Salvar e mostrar.