PLANO DE ENSINO EMERGENCIAL

 

 

1.            IDENTIFICAÇÃO

 

Componente Curricular: Sociologia I

Ano letivo de vigência: 2020

Ano/Série/Módulo/Semestre da oferta no curso: 1TI

Curso: Técnico Integrado – Informática

Campus: União da Vitória

Eixo Tecnológico/Área do Conhecimento: Informação e Comunicação

Modalidade: Atividades não presenciais (conf. RDE)

Turno: Integral

Carga Horária Total (hora/aula e hora/relógio): 40 horas-aula / 34 horas-relógio

Carga horária desenvolvida até 16/03/2020: 3 horas-aula / 2,55 horas- relógio

Carga horária desenvolvida com as APNP: 0

Carga horária para o RDE: 37 horas-aula / 31,45 horas-relógio

Forma de oferta: Anual

Adaptação Curricular: Organização do semestre/ano em blocos de componentes curriculares para os Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio. Para o Ensino Superior, não foram realizadas adaptações curriculares.

Regime de Matrícula: Matrícula por componente curricular (conforme Resolução CONSUP/IFPR nº 29/2020 que estabelece o Regime Didático Emergencial para o ano letivo de 2020)

Docente Responsável: Cybelle Martins de Lara Cardozo

Titulação completa de nível superior: Licenciatura e Bacharelado em Ciência Sociais

Coordenador(a) do Curso: Fabiane Aparecida de Souza

 

2. OBJETIVOS

 

Objetivos Gerais

 

Discutir o surgimento da sociologia bem como relacionar os estudos sobre religião de Emile Durkheim com a religiosidade do Contestado.

 

Objetivos Específicos

 

 – Compreender as principais questões trabalhadas pela sociologia em seu início.

 – Conhecer a obra de Emile Durkheim no que tange aos seus estudos sobre a religião.

 – Reconhecer a complexidade do processo religioso do Contestado.

 – Aprender a desnaturalizar e estranhar modos de vida, valores e condutas sociais.

 

 

 

3. EMENTA

 

¹Contexto socioeconômico do surgimento da sociologia. Emile Durkheim e o método sociológico. A religião como fato social. ²A cultura e o Contestado.

 

* Conteúdo desenvolvido de forma interdisciplinar sob a ótica dos componentes curriculares:1 História I, através do conteúdo: Renascimento comercial e urbano: o nascimento do capitalismo. 2 História III, no estudo de Movimentos sociais da Primeira República: Revolta da Vacina, Canudos, Contestado.

 

 

4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

 

Conteúdo trabalhado até março de 2020:

 

 - Para que estudar sociologia?

- Revolução Industrial

 

 

1º Trimestre

 

Contexto socioeconômico do surgimento da sociologia. Emile Durkheim e o método sociológico.

 

2º Trimestre

 

A religião como fato social.

 

3º Trimestre

 

A cultura e o Contestado.

 

 

5. METODOLOGIA DE ENSINO

 

Realização de reuniões virtuais semanais, dentro dos limites impostos pela legislação que regula o RDE, com a finalidade de oferecer possibilidade de apresentação e debate do conteúdo, resolução de dúvidas e proposição de atividades avaliativas. Deste modo, pretende-se oferecer amplas possibilidades de acompanhamento das atividades ao maior número possível de estudantes. Material escrito com esquematização didática do conteúdo ministrado também será fornecido, bem como gravação integral dos encontros realizados;

 

De maneira a complementar, e possibilitar o protagonismo do aluno no processo ensino aprendizagem, especialmente neste momento de ensino remoto, será utilizada a plataforma Moodle, para disponibilização dos materiais de estudo bem como das atividades avaliativas.

 

As avaliações e recuperações, que se fizerem necessárias no decorrer do processo ensino-aprendizagem, serão feitas por meio de atividades postadas no Moodle, mesma ferramenta que será utilizada para dar retorno aos alunos com relação ao seu desempenho nas atividades.

 

Neste sentido, buscar-se-á utilizar as possibilidades deixadas pela legislação que regulamenta o RDE do modo mais amplo possível, considerando a classificação de atividades nos termos que seguem:

 

As atividades não presenciais poderão ser organizadas de formas síncrona e assíncrona:

I - são consideradas atividades síncronas aquelas organizadas pelos professores, com simultaneidade em atividades on-line, em horários agendados e publicados, a partir de uma metodologia que prioriza o diálogo, pesquisa, vínculo, retorno das atividades entregues pelos estudantes e trocas de conhecimentos;

II - são consideradas atividades assíncronas aquelas organizadas pelos professores, com a disponibilidade de materiais nas plataformas virtuais, em outras formas off-line ou impressos, disponibilizadas aos estudantes, preferencialmente com um cronograma, orientações de estudos e formas e instrumentos de avaliações.

 

6. RECURSOS DIDÁTICOS E TECNOLÓGICOS

 

- Ferramentas de aprendizagem e vídeo-conferência do Moodle;

- Email institucional;

- Softwares de edição de conteúdo (Microsoft PowerPoint; Word; Adobe Acrobat);

- Excepcionalmente e em caráter provisório, hardware pessoal para utilização das ferramentas acima mencionadas (notebook, smartphone);

 

A chave de acesso para a plataforma Moodle será: SOC1TI.

Excepcionalmente as duas turmas de 4º ano utilizarão a mesma sala virtual no Moodle.

Neste caso os alunos e alunas poderão se comunicar com a docente através de mensagens enviadas na plataforma Moodle bem como nos horários de atendimento e aulas síncronas.

Não serão feitos contatos por Whats App.

 

 

 

7. PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

 

Para avaliar a participação e a apropriação dos conteúdos por parte dos alunos, utilizaremos a plataforma Moodle que permite a entrega individualizada por aluno e o acompanhamento do mesmo durante o curso.

Durante o bloco poderão ser utilizadas várias formas de avaliação tais como trabalhos individuais ou em grupos. Análises de filmes e músicas, bem como produção de textos a partir de questões levantadas pela professora.

Importante também ressaltar que no IFPR seguimos a avaliação por conceitos, (A, B, C, D), que são lançados de acordo com o cumprimento de critérios estabelecidos para melhor verificar a aprendizagem na disciplina.

Os alunos serão avaliados mediante apresentação de dois trabalhos a serem definidos pela professora.

Os critérios serão divulgados anteriormente a entrega dos trabalhos e os alunos poderão tirar suas dúvidas em horário contrário ao das aulas, mais conhecido como “atendimento ao aluno”.

Caso o mínimo conceito C não seja alcançado, os alunos terão o direito de realizar uma recuperação dos conteúdos não alcançados.

Como fazemos 2 atividades por trimestre, é de extrema importância que os alunos e alunas as realizem por completo pois ao não fazer uma delas, automaticamente estão em recuperação de conteúdo tendo em vista que ficarão com D nas atividades não entregues.

 

 

 

8. RECUPERAÇÃO DE ESTUDOS

 

Considerando as normas vigentes, conforme a Resolução CONSUP/IFPR nº 50/2017, e em atendimento ao Artigo 39 do RDE, a recuperação de estudos, de forma contínua e paralela, deverá ser garantida a todos os estudantes, independentemente do grau de apropriação dos conteúdos, nos termos do Art. 13 da Resolução IFPR nº 50 de 14 de julho de 2017, por meio de atendimentos síncronos ou demais atividades propostas pelos docentes especificamente para essa finalidade.

Parágrafo único. Enquanto perdurar a impossibilidade de atividades de ensino presenciais, veda-se a modalidade presencial para as recuperações paralelas.

 

Os horários de atendimento/recuperação, bem como os códigos das turmas do meet ou chave de inscrição - Moodle IFPR serão disponibilizados aos estudantes. em uma planilha.

É importante que os docentes informem aos estudantes os que estão convocados para o processo de recuperação: retomada dos conteúdos e reavaliação, como se fazia no presencial.

Ressalta-se que o processo pode ser síncrono e/ou assíncrono.

 

Neste sentido, garante-se a oferta de atividades de recuperação de estudos em ambas as modalidades síncronas/assíncronas (em atendimento às necessidades específicas dos estudantes em questão), mediante atendimento individualizado em datas e horários a serem combinados em particular, e proposição de atividades que permitam aferir o grau de aprendizado obtido.

 

Ressalta-se, em particular, que para definição da necessidade de realização e atividades de recuperação, serão levadas em conta as condições excepcionais verificadas no contexto da implementação da RDE, e que todos os conteúdos serão revisados, oportunamente, quando as condições sanitárias permitirem o retorno às atividades presenciais.

 

9. CONTEÚDOS OBRIGATÓRIOS:

 

A Lei 10.639/2003 e a Lei 11.645/2008 determinam que os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras.

A Resolução CNE/CEB no 02/2012 que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio estabelece em seu Art. 10 que:

Em decorrência de legislação específica, são obrigatórios:

[...] II - Com tratamento transversal e integradamente, permeando todo o

currículo, no âmbito dos demais componentes curriculares: educação

alimentar e nutricional (Lei no 11.947/2009, que dispõe sobre o

atendimento da alimentação escolar e do Programa Dinheiro Direto na

Escola aos alunos da Educação Básica); processo de envelhecimento,

respeito e valorização do idoso, de forma a eliminar o preconceito e a

produzir conhecimentos sobre a matéria (Lei no 10.741/2003, que dispõe

sobre o Estatuto do Idoso);

Educação Ambiental (Lei no 9.795/99, que dispõe sobre a Política Nacional

de Educação Ambiental); Educação para o Trânsito (Lei no 9.503/97, que

institui o Código de Trânsito Brasileiro); Educação em Direitos Humanos

(Decreto no 7.037/2009, que institui o Programa Nacional de Direitos

Humanos – PNDH 3).

 

 

10. ORIENTAÇÕES IMPORTANTES

 

Não se aplica.

 

 

 

 

 

 

 

11. BIBLIOGRAFIA BÁSICA

 

AMARAL, F. Fundamentos em Ciência Sociais (livro eletrônico). Curitiba: Intersaberes, 2017.

 

Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/149579

 

 

BOUDON, R. A sociologia como ciência; tradução de Francisco Moras – Petropolis, RJ: Vozes, 2016. (Coleção Sociologia: Pontos de Referência)

 

Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Loader/123340/pdf

 

OLIVA, A. Antropologia e sociologia da religião (livro eletrônico). Curitiba: Intersaberes, 2020.

 

Disponível em:

 

https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/179733/pdf/0?code=iG+Mv2G6oRWLXKJu0cdkGoU+4n/eAtZU0joDiWPKvYorz0JclBbIxnzYJOSSLU6h6GeDNG8nXekfk7YNAKgrag==

 

 

SILVA, S. Introdução ao pensamento social clássico (livro eletrônico) . Curitiba: Intersaberes, 2019. (Série Estudos de Filosofia)

 

Disponível em:

 

https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/176295/pdf/0?code=zfuh1HPs7Chx6uRgdCt4sL5ZRWN5w6h0Z8f7l7DFRpghpwupI+p281d9kVDvJbcdA7H7HlSH8Enov4vJz/hyTg==

 

TAMBIAH,S. Cultura, pensamento e ação social: uma perspectiva antropológica; tradução de Lilia Loman – Petrópolis, RJ : Vozes, 2018. (Coleção Antropologia)

 

Disponível em:

 

https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/168207/epub/0?code=1CwytgqCHgIvcgyXlex0uasFbaqSAmDC0kqO4W8LSqudq26+mupR1LcwPnyEwCO6eIMnAiOYVyoUoWmjDqkRLw==

 

 

FRAGA, NILSON. Contestado: território silenciado. Florianópolis: Insular, 2017

 

 

 

12. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

 

 

DURKHEIM, E. Da divisão do trabalho social. São Paulo: Martins Fontes, 2016.

 

DURKHEIM, E. O suicídio. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

 

ROCHA, EVERARDO P. GUIMARÃES. O que é etnocentrismo. São Paulo: Brasiliense, 1996.

 

ALVES, RUBEM. O que é religião. São Paulo: Brasiliense, 1984.

 

BAUMAN, ZYGMUNT. Aprendendo a pensar com a sociologia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2014.