Opções de inscrição

História das tecnologias, linguagens e formatos da realização para cinema. O cinema como arte e indústria. A

criatividade narrativa e seus maiores representantes. As vanguardas cinematográficas. Pré-cinemas, cinemas,

pós-cinemas. Os cinemas continentais. Estudos comparados de estética e política cinematográfica na América Latina.

Bibliografia Básica:

KEMP, Philip. Tudo sobre cinema. São Paulo: Ed. Sextante, 2011.

MERTEN, Luiz Carlos. Cinema: entre a realidade e o artifício. Porto Alegre, RS: Artes e Ofícios, 2010.

MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas e pós-cinemas. Campinas: Campo Imagético, 1997.

MASCARELLO, Fernando. Cinema Mundial Contemporâneo. Campinas: Papirus, 2008.

MASCARELLO, Fernando. História do Cinema Mundial. Campinas: Papirus, 2008.

MANNONI, Laurent. Grande livro da luz e sombra. São Paulo: Unesp, 2003.

ORTEGOSA, Marcia. Cinema Noir – espelho e fotografia. Campinas: Annablume, 2010.

Bibliografia Complementar:

STAM, Robert. Introdução à teoria do cinema. Campinas, Sp: Papirus, 2003.

MELEIRO, Alessandra. Cinema no mundo, V.1 – AFRICA. São Paulo: Escrituras, 2007

MELEIRO, Alessandra. Cinema no mundo, V.2 – América Latina São Paulo: Escrituras, 2007

MELEIRO, Alessandra. Cinema no mundo, V.3 – Ásia. São Paulo: Escrituras, 2007

MELEIRO, Alessandra. Cinema no mundo, V.4 – Estados Unidos. São Paulo: Escrituras, 2007

MELEIRO, Alessandra. Cinema no mundo, V.5 – Europa. São Paulo: Escrituras, 2007

GOMES, Paulo Emílio Salles. O Cinema no Século. São Paulo: Cia das Letras, 2015.

DEVRAJ, Rajesh; BOUMAN, Edo. El arte de bollywood. Köln: Taschen, 2010.

VIRILIO, PAUL. Guerra e cinema: logística da percepção. São Paulo: Boitempo, 2005.

MELEIRO, ALESSANDRA. Novo cinema iraniano: arte e invenção social. São Paulo: Escrituras, 2006.

DENNISON, Stephanie (org.). World Cinema: as novas cartografias do cinema mundial. Papirus, 2013.

DOMINGUES, Diana. Arte no século XXI: a humanização das tecnologias. São Paulo: UNESP, 1997.

Visitantes não podem acessar este curso. Por favor faça login.