PLANO DE ENSINO EMERGENCIAL

 

 

1.    IDENTIFICAÇÃO

 

Componente Curricular: Conhecimento, Sociedade e Meio Ambiente

Ano letivo de vigência: 2020

Ano/Série/Módulo/Semestre da oferta no curso: 1º Ano – Meio Ambiente

Curso: Técnico Integrado – Meio Ambiente

Campus: União da Vitória

Eixo Tecnológico/Área do Conhecimento: Meio Ambiente

Modalidade: Atividades não presenciais (conf. RDE)

Turno: Integral

Carga Horária Total (hora/aula e hora/relógio): 80 horas-aula / 68 horas-relógio

 

Carga horária desenvolvida até 16/03/2020: 8 horas-aula / 6,8 horas-relógio (Prof. Vitor)

 

Carga horária desenvolvida com as APNP:

20 horas-aula / 17 horas-relógio (Prof. Vitor)

12 horas-aula / 10,2 horas-relógio (Prof. Jéssica)

 

Carga horária para o RDE: 40 horas-aula / 34 horas-relógio

22 horas-aula / 18,7 horas-relógio (Bloco I) Prof. Jéssica

18 horas-aula / 15,3 horas-relógio (Bloco III) Prof. Cybelle -

 

Forma de oferta: Anual

Adaptação Curricular: Organização do semestre/ano em blocos de componentes curriculares para os Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio. Para o Ensino Superior, não foram realizadas adaptações curriculares.

Regime de Matrícula: Matrícula por componente curricular (conforme Resolução CONSUP/IFPR nº 29/2020 que estabelece o Regime Didático Emergencial para o ano letivo de 2020)

Docente Responsável: Vitor Marcos Gregório; Jéssica da Silva Linhares Frederico; Cybelle

Titulação completa de nível superior: Doutor em História Econômica; Engenheira Ambiental/Mestre em Física Ambiental; Graduação em Ciência Sociais

Coordenador(a) do Curso: Patrícia Baliski

 

2. OBJETIVOS

 

Objetivos Gerais

 

Cumprir o disposto na regulamentação referente à implementação do Regime Didático Emergencial, no âmbito do IFPR;

 

Apresentar o conhecimento histórico como uma ferramenta fundamental para a compreensão da realidade atual, capaz de oferecer meios adequados para sua análise e para um correto posicionamento crítico;

 

Oferecer os elementos necessários para a construção de um conhecimento integrador, no qual os fatos históricos sejam estudados em suas especificidades temporais e espaciais mas, também, no que trazem de referências para as questões da atualidade;

 

Objetivos Específicos

 

Proporcionar atividades aos alunos que possibilitem a continuidade dos estudos, dando ênfase a conteúdos que podem ser trabalhados a distância, com pouco ou nenhum impacto na sua qualidade;

 

Possibilitar o retorno da relação professor/aluno e o vínculo dos mesmos com a escola, estimulando-os a fazer parte do processo de ensino-aprendizagem, cada vez mais, como protagonista;

 

Utilizar ferramentas tecnológicas para possibilitar o retorno das atividades pedagógicas, a fim de permitir tanto a interação entre os atores da relação ensino aprendizagem, quanto a abordagem dos conteúdos, sejam estes conteúdos já abordados previamente, quanto o avanço aos conteúdos novos;

 

3. EMENTA

 

A problemática ambiental mundial, regional e local1. Conceitos aplicáveis: meio ambiente, natureza, recursos naturais, poluição, impacto ambiental, desenvolvimento sustentável2. Qualidade de vida e meio ambiente3. Sustentabilidade e relação sociedade natureza4. Consumo e Meio Ambiente (consumo e consumismo, pegada ecológica, obsolescência programada)5. Sistemas econômicos e Meio Ambiente6. Ética ambiental e movimentos sociais e culturais7. Saúde e Meio Ambiente8. Áreas de atuação do técnico em meio ambiente9. Produção de conhecimento na área de Meio Ambiente: teoria de pesquisa. Métodos de pesquisa na área ambiental. Padrões de citação: ABNT. Possibilidades de atuação do pesquisador e extensionista da área de Meio Ambiente.

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1 Conteúdo interdisciplinar com os componentes curriculares: Educação Ambiental (Educação ambiental como ação transformadora); Geografia III (Globalização).

2 Conteúdo interdisciplinar com o componente curricular Biologia I (Composição dos seres vivos).

3 Conteúdo interdisciplinar com o componente curricular Biologia III (Fundamentos da ecologia).

4 Conteúdo interdisciplinar com os componentes curriculares: Sociologia II (Movimentos Sociais Contemporâneos); Gestão Ambiental I (Desempenho ambiental); Educação Ambiental (Educação ambiental formal e informal. Conflitos ambientais e educação ambiental como ação transformadora); Arte I (Arte medieval); Língua Estrangeira Moderna - Espanhol I (Aspectos socioculturais da Espanha e dos países hispânicos).

5 Conteúdo interdisciplinar com os componentes curriculares: Filosofia I (Consumo e consumismo, pegada ecológica, obsolescência programada); Gestão Ambiental II (Rotulagem ambiental e ciclo de vida de produtos); Língua Estrangeira Moderna - Espanhol I (As relações de consumo e seu impacto socioambiental).

6 Conteúdo interdisciplinar com o componente curricular Sociologia II (Movimentos Sociais Contemporâneos).

7 Conteúdo interdisciplinar com os componentes curriculares: Sociologia II (Movimentos Sociais Contemporâneos); Filosofia III (Concepções filosóficas éticas).

8 Conteúdo interdisciplinar com os componentes curriculares: Química I (Tabela periódica, propriedades periódicas e aperiódicas); Língua Portuguesa I (Gênero Textual Receita); Educação Física I (Exercício Físico x Saúde).

9 Conteúdo interdisciplinar com o componente curricular Língua Estrangeira Moderna - Espanhol II (As carreiras na área de Meio Ambiente).

* Tratamento transversal dos conteúdos obrigatórios: Cultura indígena; Meio ambiente. 

 

4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

 

1º Trimestre – Prof. Vitor

 

Unidade I: Produção e difusão de conhecimento: pesquisa e extensão

1.1.        Apanhado histórico do conceito “ciência” no Ocidente

1.2.        Pesquisa: por quê e como fazer – introdução à metodologia da pesquisa científica

1.3.        Extensão: por quê e como fazer – introdução à metodologia do trabalho extensionista

1.4.        Padrão ABNT

 

Unidade II: Possibilidades de atuação

2.1. História do trato com o Meio Ambiente no Vale do Iguaçu

2.2. Possibilidades de atuação do pesquisador em Meio Ambiente no Vale do Iguaçu

2.3. Possibilidades de atuação do extensionista em Meio Ambiente no Vale do Iguaçu

 

 

 

 

 

2º Trimestre – Prof. Jéssica (Conteúdo trabalhados por meio da APNP)

 

Unidade I: A problemática ambiental mundial, regional e local

1.1 Funcionamento sistêmico do planeta, aquecimento global, elevação do nível do mar.

1.2 Desequilíbrio hídrico, escassez hídrica, queimadas.

1.3 Área de atuação do técnico em meio ambiente

1.4 Qualidade de Vida e Meio ambiente

 

Unidade I: Sustentabilidade e relação sociedade natureza (Conteúdo previsto de serem trabalhados por meio do RDE)

1.1 Consumo e Consumismo

1.2 Pegada Ecológica

1.3 Obsolência programada

 

3º Trimestre – Prof. Cybelle (Conteúdo previsto de serem trabalhados por meio do RDE)

 

Unidade I:

 

(Sistemas econômicos e Meio Ambiente e Ética ambiental e movimentos sociais e culturais.)

 

1.1 Desenvolvimento e progresso na Modernidade

1.2 Os limites do desenvolvimento: os recursos naturais e os problemas ambientais

1.3 Sustentabilidade e desenvolvimento sustentável – mudanças e permanências

1.4 Atividades

1.5 Abordagem sistêmica

1.6 Riscos e vulnerabilidades socioambientais

1.7 A sociedade de risco

1.8 A consciência popular para a mudança com resiliência e sustentabilidade

1.9 Planejamento econômico x Planejamento social

1.10 Qualidade de vida e qualidade ambiental

1.11 Atividades

1.12 Questão ambiental contemporânea e sua dimensão política

1.13 Movimentos Ambientais contemporâneos

 

4.1 AJUSTE DE CONTEÚDOS

Os conceitos aplicáveis: meio ambiente, natureza, recursos naturais, poluição, impacto ambiental, desenvolvimento sustentável foram trabalhados na disciplina de Gestão Ambiental I, pois os conteúdos precisavam ser abordados logo no início para dar prosseguimento na disciplina. Portanto, não foram repetidos nesta disciplina de forma isolada, apesar de que, são conceitos sempre presentes devido sua natureza introdutória.

 

5. METODOLOGIA DE ENSINO

 

Realização de reuniões virtuais semanais, dentro dos limites impostos pela legislação que regula o RDE, com a finalidade de oferecer possibilidade de apresentação e debate do conteúdo, resolução de dúvidas e proposição de atividades avaliativas. Deste modo, pretende-se oferecer amplas possibilidades de acompanhamento das atividades ao maior número possível de estudantes. Material escrito com esquematização didática do conteúdo ministrado também será fornecido, bem como gravação integral dos encontros realizados;

 

De maneira a complementar, e possibilitar o protagonismo do aluno no processo ensino aprendizagem, especialmente neste momento de ensino remoto, será utilizada a ferramenta Sala de Aula do Google (Classroom), para repasse de atividades avaliativas, o que será feito no decorrer do conteúdo trabalhado. Da mesma forma, atividades de pesquisa serão propostas, seguindo metodologia já consolidada ao longo dos anos anteriores de trabalho pedagógico com as turmas, possibilitando que os estudantes entrem em contato com outras interpretações do conteúdo apresentado garantindo, assim, o acesso à pluralidade de teorias tão valorizada ao longo deste curso.

 

As avaliações e recuperações, que se fizerem necessárias no decorrer do processo ensino-aprendizagem, serão feitas por meio de atividades postadas no Google Sala de Aula, mesma ferramenta que será utilizada para dar retorno aos alunos com relação ao seu desempenho nas atividades.

 

Também serão disponibilizados contatos através de variadas ferramentas de comunicação remota, sempre que requisitado pelos estudantes, os quais poderão ser utilizados para questionamentos e envio de atividades, no caso de dificuldades no uso da plataforma Classroom.

 

Neste sentido, buscar-se-á utilizar as possibilidades deixadas pela legislação que regulamenta o RDE do modo mais amplo possível, considerando a classificação de atividades nos termos que seguem:

 

As atividades não presenciais poderão ser organizadas de formas síncrona e assíncrona:

I - são consideradas atividades síncronas aquelas organizadas pelos professores, com simultaneidade em atividades on-line, em horários agendados e publicados, a partir de uma metodologia que prioriza o diálogo, pesquisa, vínculo, retorno das atividades entregues pelos estudantes e trocas de conhecimentos;

II - são consideradas atividades assíncronas aquelas organizadas pelos professores, com a disponibilidade de materiais nas plataformas virtuais, em outras formas off-line ou impressos, disponibilizadas aos estudantes, preferencialmente com um cronograma, orientações de estudos e formas e instrumentos de avaliações.

 

6. RECURSOS DIDÁTICOS E TECNOLÓGICOS

 

- Ferramentas de aprendizagem e vídeo-conferência do Google (Classroom; Meet);

- Email institucional;

- Excepcionalmente, ferramenta WhatsApp;

- Softwares de edição de conteúdo (Microsoft PowerPoint; Word; Adobe Acrobat);

- Excepcionalmente e em caráter provisório, hardware pessoal para utilização das ferramentas acima mencionadas (notebook, smartphone);

- Conexão de internet (institucional – campus; e excepcionalmente e em caráter provisório, conexão própria doméstica)

 

Para o 3º trimestre com a professora Cybelle Martins Cardozo, será utilizada a plataforma Moodle para a realização e acompanhamento dos conteúdos assíncronos.

Nos momentos síncronos serão gravadas as aulas e disponibilizadas para os estudantes que não conseguirem acompanhar online.

A chave de acesso para a plataforma Moodle será: SCMA.

Neste caso os alunos e alunas poderão se comunicar com a docente através de mensagens enviadas na plataforma Moodle bem como nos horários de atendimento e aulas síncronas.

Não serão feitos contatos por Whats App.

 

 

 

 

 

 

7. PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

 

Para avaliar a participação e a apropriação dos conteúdos por parte dos alunos, serão utilizadas atividades baseadas em resolução de questões e, concomitantemente, de realização de pesquisa, que serão utilizados tanto de maneira avaliativa, quanto como forma de análise da efetividade e da eficiência das técnicas e ferramentas utilizadas, demonstrando os pontos fortes e fracos das abordagens utilizadas para a comunicação e o ensino. As atividades avaliativas previstas serão elaboradas dentro do item “Atividades” do Google Classroom, que permite a entrega individualizada por aluno. No caso de dificuldade de resolução das atividades dentro da ferramenta proposta, será facultado ao aluno o envio de um registro fotográfico da tarefa executada, que poderá ser enviada pelo aplicativo Whatsapp. A realização das atividades aqui propostas contará com as devidas instruções e acompanhamento por parte do docente, e comporão instrumento avaliativo multifacetado que levará em conta não apenas o resultado de tais atividades, como também a participação discente ao longo do processo de aprendizagem, o interesse demonstrado pelos conteúdos ministrados e as diferentes condicionantes, objetivas e subjetivas, impostas pela atual crise. A recuperação de conteúdos e resultados será oportunizada levando em conta cada caso individual, de modo a buscar completa adequação à realidade específica de cada um.

 

Para o 3º trimestre com a professora Cybelle Martins Cardozo, será utilizada a plataforma Moodle para realização, acompanhamento e retorno das avaliações assíncronas disponibilizadas na plataforma.

 

 

8. RECUPERAÇÃO DE ESTUDOS

 

Considerando as normas vigentes, conforme a Resolução CONSUP/IFPR nº 50/2017, e em atendimento ao Artigo 39 do RDE, a recuperação de estudos, de forma contínua e paralela, deverá ser garantida a todos os estudantes, independentemente do grau de apropriação dos conteúdos, nos termos do Art. 13 da Resolução IFPR nº 50 de 14 de julho de 2017, por meio de atendimentos síncronos ou demais atividades propostas pelos docentes especificamente para essa finalidade.

Parágrafo único. Enquanto perdurar a impossibilidade de atividades de ensino presenciais, veda-se a modalidade presencial para as recuperações paralelas.

 

Os horários de atendimento/recuperação, bem como os códigos das turmas do classroom ou chave de inscrição - Moodle IFPR serão disponibilizados aos estudantes. em uma planilha.

É importante que os docentes informem aos estudantes os que estão convocados para o processo de recuperação: retomada dos conteúdos e reavaliação, como se fazia no presencial.

Ressalta-se que o processo pode ser síncrono e/ou assíncrono.

 

Neste sentido, garante-se a oferta de atividades de recuperação de estudos em ambas as modalidades síncronas/assíncronas (em atendimento às necessidades específicas dos estudantes em questão), mediante atendimento individualizado em datas e horários a serem combinados em particular, e proposição de atividades que permitam aferir o grau de aprendizado obtido.

 

Ressalta-se, em particular, que para definição da necessidade de realização e atividades de recuperação, serão levadas em conta as condições excepcionais verificadas no contexto da implementação da RDE, e que todos os conteúdos serão revisados, oportunamente, quando as condições sanitárias permitirem o retorno às atividades presenciais.

 

9. CONTEÚDOS OBRIGATÓRIOS:

Gestão de pessoas e gestão da qualidade social e ambiental do trabalho: conteúdos trabalhados de modo transversal, tendo em vista a natureza e área de formação do curso.

 

10. ORIENTAÇÕES IMPORTANTES

Não se aplica.

 

11. BIBLIOGRAFIA BÁSICA

 

COSTA, Sérgio Paulo Muniz. Idade Média: mil anos no presente. Porto Alegre: EdiPUC, 2016. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/52874. Acesso em 13 de novembro de 2020.

 

 

MENDONÇA, Francisco de Assis. Meio ambiente e sustentabilidade (livro eletrônico). Curitiba: Intersaberes, 2019.

 

Disponível  em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/168146/pdf/0?code=O8W/cDj7/KACwq12dyN0WxZD2xe/BeZM1/Yx8GC56v4Lfa5aQ9DLs9i5iNjU4cEbNmxMySJQ4HJCa+Yajm3AiA==

 

 

 

12. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

 

RODRIGUES, Antônio Edmilson; KAMITA, João Masao. História Moderna. Os momentos fundadores da cultura ocidental. São Paulo: Vozes, 2018. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/168200. Acesso em 13 de novembro de 2020.

 

Guimarães, Mauro. A dimensão ambiental na educação. (livro eletrônico) – Campinas , SP; Papirus, 2020.

 

Disponível em:

https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/182520/pdf/0?code=n3X31jI8GT0ua+am8St/krruVmhbEOJUKX0hx2b3c6ZMvlQPkSgnIxCVzdMWrULawNVQnmqIE89j2BPn8nuqpg==

 

 

13.REFERÊNCIAS DOS LINKS UTILIZADOS NO COMPONENTE CURRICULAR

 

 

http://www.recicloteca.org.br/consumo/consumo-e-meio-ambiente/

 

 

 


PLANO DE ENSINO EMERGENCIAL

 

 

1.    IDENTIFICAÇÃO

 

Componente Curricular: Sociologia I

Ano letivo de vigência: 2020

Ano/Série/Módulo/Semestre da oferta no curso: Módulo

Curso: Técnico Integrado em Meio Ambiente

Campus: União da Vitória

Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde

Modalidade: Atividades não presenciais (conf. RDE)

Turno: Matutino

Carga Horária Total (80 h/a e 68h/r):

Carga horária desenvolvida até 16/03/2020: 6 h/a

Carga horária desenvolvida com as APNP: 0 h/a

Carga horária para o RDE: 73 h/a

Forma de oferta: Bloco

Adaptação Curricular: Organização do ano em blocos de componentes curriculares.

Regime de Matrícula: matrícula por componente curricular (conforme Resolução CONSUP/IFPR nº 29/2020 que estabelece o Regime Didático Emergencial para o ano letivo de 2020)

Docente Responsável: Cybelle Martins de Lara Cardozo

Titulação completa de nível superior:

Coordenadora do Curso: Patrícia Baliski

 

2. OBJETIVOS

 

Objetivos gerais:

 

- Discutir o método sociológico a partir de recortes teóricos de temas ligados a estratificação social e a sociologia do meio ambiente.

 

Objetivos específicos:

 

– Compreender o método sociológico e os princípios que tornam uma abordagem sociológica
diferente do senso comum.
– Interpretar o fenômeno de estratificação social na sociedade feudal, de castas e na sociedade
capitalista.
– Aprender a desnaturalizar e estranhar modos de vida, valores e condutas sociais.
– Reconhecer a realidade social como conflituosa e contraditória.
– Relacionar questões cotidianas com fatos mais amplos do mundo contemporâneo.
– Correlacionar as questões individuais com as problemáticas sociais.

 

2.    EMENTA

 

Contexto do surgimento da sociologia¹. O método sociológico.

História da sociologia ambiental.

¹ Conteúdo interdisciplinar com os componentes curriculares: História I (Análise da sociedade medieval e de sua desintegração, com a consequente constituição do modo de produção capitalista e seus desdobramentos na consolidação da sociedade moderna); Filosofia III (Filosofia Moderna).

 

 

4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

 

 

1ª) Reorganizar a distribuição dos conteúdos listando:

 

- Conteúdos desenvolvidos presencialmente, antes da suspensão do calendário;

 

- Para que estudar sociologia?

- O que é estranhar?

- O que é problematizar? O que é senso crítico?

- A questão central da sociologia

- Freud e a civilização. Dinâmica das sociedades

- Contexto histórico de transformações modernas

- Aplicação de questionário pela SEPAE

 

-Conteúdos desenvolvidos por meio de APNP; não foram desenvolvidas APNPS

 

-Conteúdos previstos para serem trabalhados por meio do RDE :

 

Sendo assim distribuídos:

 

1º Trimestre

 

Contexto do Surgimento da Sociologia

O método sociológico.

 

2º Trimestre

 

História da sociologia ambiental.

 

3º Trimestre

História da sociologia ambiental II.

 

 

5. METODOLOGIA DE ENSINO

 

O ano letivo será conduzido por leituras e discussão de textos os quais serão articulados com a
experiência de vida dos educandos. Os temas do conteúdo programático serão
problematizados a partir de músicas, filmes e poesias.

As atividades não presenciais de Sociologia serão organizadas de forma síncrona e assíncrona. Nas atividades síncronas serão marcados encontros através do Google Meet, com horários agendados, para exposição de conteúdos e debates entre os estudantes. A proposta é que os alunos e alunas leiam materiais previamente disponibilizados para melhor compreensão das aulas realizadas nestes encontros. Os princípios que irão reger tais atividades serão: o diálogo, a pesquisa e o vínculo com a escola. Para os estudantes que não conseguirem acompanhar as aulas

 Para além das atividades síncronas, serão realizadas também atividades assíncronas. Nesta fase da disciplina serão disponibilizados materiais off-line junto a orientações de estudos para que os alunos consigam acompanhar o plano proposto.

 

 

6. RECURSOS DIDÁTICOS E TECNOLÓGICOS

 

Os ambientes e recursos eventualmente utilizados serão:

 

- Plataforma moodle para disponibilização de materiais pertinentes aos temas da disciplina.

- E-mail como ferramenta para solucionar possíveis dúvidas.

- Google Meet para a realização dos encontros síncronos.

- Google forms para investigações e pesquisas.

- Indicação de videos na plataforma You Tube.

 

7. PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

Durante o ano serão utilizadas várias formas de avaliação. Poderão ser feitos trabalhos individuais
ou em grupos. Análises de filmes e músicas, bem como produção de textos a partir de questões
levantadas pela professora. Importante também ressaltar que no IFPR seguimos a avaliação por conceitos, (A, B, C, D), que serão lançados de acordo com o cumprimento de critérios estabelecidos para melhor verificar a aprendizagem na disciplina.
Os alunos serão avaliados mediante apresentação de dois trabalhos a serem definidos pela
professora. Em nossa disciplina não realizamos provas por decisão metodológica da docente.
Os critérios serão divulgados anteriormente a entrega dos trabalhos e os alunos poderão tirar suas dúvidas em horário contrário ao das aulas, mais conhecido como “atendimento ao aluno”.
Caso o mínimo conceito C não seja alcançado, os alunos terão o direito de realizar a recuperação dos conteúdos não alcançados.

De acordo com as concepções contidas na Resolução CONSUP/IFPR nº 50/2017, serão utilizados dois instrumentos por trimestre como forma de produzir resultados parciais e finais. Para que todos os alunos possam realizar as avaliações, serão utilizados trabalhos escritos ou produções audiovisuais. As diferentes questões serão avaliadas uma a uma pela professora no que diz respeito a entrega e prazos de trabalhos levando em conta nossa situação excepcional de pandemia.

 

 

8. RECUPERAÇÃO DE ESTUDOS

 

A recuperação de estudos, de forma contínua e paralela, deverá ser garantida a todos os estudantes, independentemente do grau de apropriação dos conteúdos, nos termos do Art. 13 da Resolução IFPR nº 50 de 14 de julho de 2017, por meio de atendimentos síncronos ou demais atividades propostas pela docente.

Os horários de atendimento/recuperação, bem como a chave de inscrição - Moodle IFPR serão disponibilizados aos estudantes. em uma planilha. Ressalta-se que o processo pode ser síncrono e/ou assíncrono.

Conforme a Resolução CONSUP/IFPR nº 500/2019, o processo de recuperação se dará como
parte do processo ensino-aprendizagem e compreende:
§ 1º A Recuperação Contínua, que se constitui como um conjunto de ações desenvolvidas no
decorrer das aulas, para a retomada de conteúdos que ainda não foram apropriados e/ou construídos pelos estudantes;
§ 2º A Recuperação Paralela, que se constitui como parte integrante do processo de ensino
aprendizagem em busca da superação de dificuldades encontradas pelo estudante e deve envolver a recuperação de conteúdos e conceitos a ser realizada por meio de aulas e instrumentos definidos
pelo docente em horário diverso das disciplinas/ unidades curriculares/ componentes curriculares/
áreas cursadas pelo estudante, podendo ser presencial e/ou não presencial.
a) Serão ofertados estudos de recuperação paralela a todos os estudantes, principalmente aos que apresentarem baixo rendimento, tão logo sejam identificadas as dificuldades no processo ensino-aprendizagem.
1. A organização dos horários são de competência da docente em conjunto com a equipe pedagógica e gestora do campus, respeitadas as normativas institucionais.
2. É responsabilidade da professora comunicar a oferta da recuperação paralela ao estudante, bem como, é responsabilidade do estudante participar das atividades propostas.
3. Recuperação paralela implica em novos registros acadêmicos e, quando constatada a apropriação dos conteúdos estudados, ocorrerá a mudança do resultado.

 

 


9. CONTEÚDOS OBRIGATÓRIOS

 

A Lei 10.639/2003 e a Lei 11.645/2008 determinam que os conteúdos
referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras.
A Resolução CNE/CEB no 02/2012 que define as Diretrizes Curriculares
Nacionais para o Ensino Médio estabelece em seu Art. 10 que:
Em decorrência de legislação específica, são obrigatórios:

[...] II - Com tratamento transversal e integradamente, permeando todo o
currículo, no âmbito dos demais componentes curriculares:
Educação alimentar e nutricional (Lei no 11.947/2009, que dispõe sobre o
atendimento da alimentação escolar e do Programa Dinheiro Direto na
Escola aos alunos da Educação Básica);
Processo de envelhecimento, respeito e valorização do idoso, de forma a eliminar o preconceito e a
produzir conhecimentos sobre a matéria (Lei no 10.741/2003, que dispõe sobre o Estatuto do
Idoso);
Educação Ambiental (Lei no 9.795/99, que dispõe sobre a Política Nacional de Educação
Ambiental);
Educação para o Trânsito (Lei no 9.503/97, que institui o Código de Trânsito Brasileiro);
Educação em Direitos Humanos (Decreto no 7.037/2009, que institui o Programa Nacional de
Direitos Humanos – PNDH 3).

 

10. ORIENTAÇÕES IMPORTANTES

 

Chave de acesso Moodle: SOC1MA

 

Link para sala de aula virtual de atendimento: https://meet.google.com/kgc-bqgn-fjq

 

 

11. BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

 

AMARAL, F. Fundamentos em Ciência Sociais (livro eletrônico). Curitiba: Intersaberes, 2017.

Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/149579

 

BOUDON, R. A sociologia como ciência; tradução de Francisco Moras – Petropolis, RJ: Vozes, 2016. (Coleção Sociologia: Pontos de Referência)

Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Loader/123340/pdf

OLIVA, A. Antropologia e sociologia da religião (livro eletrônico). Curitiba: Intersaberes, 2020.

Disponível em:

https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/179733/pdf/0?code=iG+Mv2G6oRWLXKJu0cdkGoU+4n/eAtZU0joDiWPKvYorz0JclBbIxnzYJOSSLU6h6GeDNG8nXekfk7YNAKgrag==

SILVA, S. Introdução ao pensamento social clássico (livro eletrônico) . Curitiba: Intersaberes, 2019. (Série Estudos de Filosofia)

Disponível em:

https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/176295/pdf/0?code=zfuh1HPs7Chx6uRgdCt4sL5ZRWN5w6h0Z8f7l7DFRpghpwupI+p281d9kVDvJbcdA7H7HlSH8Enov4vJz/hyTg==

 

TAMBIAH,S. Cultura, pensamento e ação social: uma perspectiva antropológica; tradução de Lilia Loman – Petrópolis, RJ : Vozes, 2018. (Coleção Antropologia)

Disponível em:

https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/168207/epub/0?code=1CwytgqCHgIvcgyXlex0uasFbaqSAmDC0kqO4W8LSqudq26+mupR1LcwPnyEwCO6eIMnAiOYVyoUoWmjDqkRLw==

 

FRAGA, NILSON. Contestado: território silenciado. Florianópolis: Insular, 2017

 

 

 

11. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

 

 

Jourdain, Anne. A teoria de Pierre Bourdieu e seus usos sociológicos; tradução de Francisco Morás – Petropolis; RJ : Vozes, 2017.

 

Link: https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/155327/pdf/0?code=tht9K59JcumMR5PgecGFvPNuiU95eF+21kcP9mXjM+mre3pR57w1FJrXfbg0lWslydhmaLZ51+JPgpDMyRltEg==

 

 

Nizet, Jean. A sociologia de Anthony Giddens; tradução de Francisco Morás - Petropolis; RJ : Vozes, 2016.

 

Link:

https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/123413/pdf/0?code=w3Zo7lLlkBxrlFIRGjUxL+na0eto7H9bHn0z10CdmC//JLzsR9zxuJAAjIJrPm+OOIQQSJmXUSNi8Lf+K9zXvw==

 

 

Guimarães, Mauro. A dimensão ambiental na educação. (livro eletrônico) – Campinas , SP; Papirus, 2020.

 

Link:

https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/182520/pdf/0?code=n3X31jI8GT0ua+am8St/krruVmhbEOJUKX0hx2b3c6ZMvlQPkSgnIxCVzdMWrULawNVQnmqIE89j2BPn8nuqpg==

 

Introdução a engenharia ambiental – 2ed. Vários autores. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.

 

Link:

https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/337/pdf/0?code=jWraug5m/UutjBLTUG2T0XoRYqRquScRDBfEWbFw5RI7raTzI+HHlDVNZ/W1skU3OeSN7k4rXl6KXXx+Y4LT7w==

 


RIBEIRO, Darcy. O Brasil como problema. 1ª edição virtual. São Paulo: Global Editora, 2016.

 

Link:

https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/184300/epub/0?code=zWA/VmY6Yst/R5yxvBqhwgqArmJ8d3OrcwhpNGAYhA4zfFL0xjQ3wNnnybOLbwuIOG5DiXH8xPHBmHXSKGv1kg== 2004.

 

13.REFERÊNCIAS DOS LINKS UTILIZADOS NO COMPONENTE CURRICULAR

 

Os links se encontram abaixo das referências bibliográficas.